segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Fora de Série: Trofeo Indoor Formula 1 92 e 93

Dando continuação ao Bologna Motor Show, vamos à 92, com a primeira participação brasileira na competição.
Em 92 tivemos a participação da Lotus, novamente com o inglês Johnny Herbert. Da BMS Dallara com J.J. Letho e o estreante no Trofeo, Michele Alboreto. A maior campeã do torneio, a Minardi, vinha com uma nova dupla, era o italiano Alessandro Zanardi e o brasileiro Christian Fittipaldi. Emanuele Naspetti estava inscrito com sua March, mas não compareceu ao evento.


Letho começa vencendo. Primeiro passa por Zanardi, ...



... depois encara e vence Fittipaldi. Se classifica para a final.



Pela outra chave, Herbert vence Alboreto e Zanardi (repescagem). Na final ganha de Letho e dá o último título para a Lotus numa competição de F1.


93 tinha tudo para ser o maior Trofeo desde então. Pierluigi Martini, que tinha sido vice campeão em 88, estava de volta a competição, como sempre pela Minardi. A BMS Lola vinha com Alboreto e Fabricio Barbazza, que, em 93 tinha feito o "milagre" de chegar duas vezes a zona de pontuação com a Minardi e já tinha participado da competição em 88. Outra equipe que estreava era a Jordan, seus pilotos eram Vittorio Zoboli, futuro piloto de testes da equipe, e Rubens Barrichello, correndo em seu ano de estreia no mundial. Para a festa ficar completa, faltava uma grande equipe na competição. A Ferrari estava pronta para correr em Bolonha, não fosse uma quebra de cambio do carro de Jean Alesi e da desistência de Berger. Com as Ferraris em "quadra", a competição iria ficar bem mais interessante.


Zoboli mesmo perdendo para Barrichello, consegue o 3º lugar



Martini elimina Alboreto e faz a final com Barrichello, ...



... mas é o brasileiro que fica no lugar mais alto do pódio

5 comentários:

Germano disse...

interessante esse campeonato...sabe se existem vídeos?

Rianov disse...

Nunca vi Germano, já os procurei mas nunca os encontrei. Mas com certeza um evento desse porte deve ter sido filmado.

Anônimo disse...

Leandro Briese

Mas que interessante, a "primeira vitória" do Barrichello com um carro de F1...me admira nunca ter sido comentado isso, nem por ele mesmo, até a conquista do Grande Prêmio da Alemanha, no ano 2000.

Anônimo disse...

Rianov, queria lhe fazer uma pergunta. Ainda é disputado o Trofeo Indoor? Qual foi o último?

Unknown disse...

È,não tive conhecimento desse torneio, mas fica aqui a minha admiração, mais uma vez, prá vc, e pro barrica, valeu, eles sempre temerão, os brasileiros.