terça-feira, 25 de março de 2008

O que você esta fazendo ai ?: Ayrton Senna testa Penske

Inauguramos uma nova seção aqui na F1 Nostalgia - O que você esta fazendo ai -
Esta sessão ilustra um piloto de F1, que em plena atividade, anda ou testa algum carro de outra categoria. Hoje, iremos começar com uma bem clássica e conhecida, é Ayrton Senna testando a Penske em 92.
Senna em 92 vinha penando com o desempenho abaixo do esperado de sua McLaren e tambem com a superioridade das Williams, isso foi um estopim para que tudo começasse. Emerson Fittipaldi, atual piloto da Penske, chamou Senna para um jantar em São Paulo, lá conversaram muito sobre sua atual situação, Senna disse que tinha muito a mostrar, era novo e com muita vontade de correr em uma equipe que lhe desse resultados, foi ai que surgiu um convite de Fittipaldi a Senna. Emerson tinha que testar no fim daquele ano e oferececeu a Senna um teste no misto de Firebird e no oval de Phoenix (esta última Roger Penske vetou por falta de experiência de Senna e temendo algo pior).
Senna e Fittipaldi partiram para Firebird e no dia 20 de Dezembro de 92 onde começariam os testes.
Como Emerson era maior que Ayrton, os mecânicos da Penske improvisaram almofadas para melhor acomodação de Senna. Mandando ver na pista, ele elogiou muito o carro e muito emocionado Fittipaldi retribuiu com um agradecimento, - Eu tinha a impressão que o carro ia ser muito duro mas a suspensão mexe mais que a da Formula 1. É muito gostoso guia-lo, o carro avisa a gente o que vai fazer - , depois partiram para o oval Phoenix onde Senna desta vez ficou só com espectador.



Senna e Fittipaldi



No aguardo do teste



Emerson dando as dicas



Mecânico da Penske arrumando os últimos detalhes



Senna na pista de Firebird



Senna explicando o comportamento do carro

Um comentário:

João Carlos Viana disse...

Conta a lenda que esse teste tinha a forte pressão que Senna imprimia sobre Ron Dennis e a McLaren para que o brasileiro ganhasse mais.